História

A paróquia da Sagrada Família foi criada por D. David de Sousa, Ordem dos Frades Menores (OFM), mediante publicação, no dia 24 de Novembro de 1960, do “Decreto sobre a atualização das paróquias”, tendo o mesmo entrado em vigor no dia 1 de Janeiro de 1961.

As deliberações nele expressas corresponderam, a um longo estudo e diálogo, em diversas instâncias eclesiásticas e civis, sobre “as condições topográficas, as distâncias e a dispersão da população” e “a necessidade de levar a Igreja ao meio dos núcleos populacionais, a fim de lhes tornar fácil o cumprimento dos deveres cristãos e de lhes poupar grandes e constantes sacrifícios em caminhadas”.

O primeiro pároco foi o Sr. Cón. João da Conceição (1961-1966), tendo a paróquia funcionado, durante o primeiro ano, com sede na Capela de São João. Depois passou a funcionar mais no centro da paróquia, numa garagem, adaptada para o efeito, localizada na Travessa da Cruz de Carvalho. 

Seguiu-se o Cónego António Rosa Câmara (1966-1982), tendo como auxiliares os Padres Rafael Andrade e Agostinho Carvalho. A ele deve-se a compra do terreno e a construção das atuais instalações, bem como a aquisição do Infantário "Patronato de São Pedro".  Após a morte deste, seguiu-se o Cónego Pita de Andrade (1982-1983).

A partir de 1983 a paróquia foi confiada à Província Portuguesa da Ordem Franciscana, tendo sido assumida nesse ano pelo Frei José Manuel de Araújo Morais e, em 1993, pelo Frei Alexandre Henriques Jorge. Desde 2008, a Paróquia está assumida pelo Frei Nélio Leandro Barcelos Mendonça.

O 50º Aniversário da paróquia foi celebrado com a presença do Senhor Bispo, D. António Carrilho, e de todos os anteriores párocos, no dia 2 de Janeiro de 2011.

Paróquia Sagrada Família© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode