
Hoje, 13 de Junho a paróquia de Santo António, no Funchal, celebra a festa do seu padroeiro.
A missa terá início às 18 horas, após a qual sairá a procissão.
Santo António é também o padroeiro da paróquia da Raposeira, situada na freguesia da Fajã da Ovelha.
A festa vai realizar-se nesta quinta-feira às 16 horas, saindo a procissão no final da Eucaristia.
Na paróquia da Santa, Porto Moniz, vai realizar-se no próximo domingo a festa de Santo António, com início às 14 horas, seguida de procissão. A missa da vigília, no sábado, será às 20h30.
Ainda no próximo domingo, Santo António será festejado nos seguintes lugares: na capela existente no Palacete do Lugar de Baixo, Ponta do Sol, às 15 horas, seguida de procissão; novena e missa da vigília no sábado, às 20h30, com marchas populares e muita animação; no sítio da Fajã Grande, freguesia do Faial, às 16h00, seguida de procissão; no sábado, às 20h30 missa da vigília; nestes dias haverá também a tradicional animação.
Nasceu em Lisboa e morreu em Pádua
Santo António de Lisboa, nasceu em Lisboa, foi contemporâneo de São Francisco de Assis, tornou-se também membro da Ordem dos Frades Menores, e morreu em Pádua (Itália), onde se encontra sepultado.
“Trata-se de um dos santos mais populares de toda a Igreja Católica, venerado não só em Pádua, onde foi construída uma maravilhosa Basílica que conserva os seus despojos mortais, mas em todo o mundo. São queridas aos fiéis as imagens que o representam com o lírio, símbolo da sua pureza, ou com o Menino Jesus no colo, em recordação de uma milagrosa aparição mencionada por algumas fontes literárias”, lembrou Bento XVI numa das suas catequeses.
Foi canonizado um ano após a sua morte (em 1232) e proclamado Doutor da Igreja em 1946.
Sílvio Mendes-JM