“A alegria do Evangelho” (cf. Exortação Apostólica do Papa Francisco) é o tema geral das Jornadas de actualização deste ano na nossa Diocese, entre os próximos dias 21 e 23, e destinadas ao clero - no Seminário diocesano, das 10h00 às 16h30 (ver programa em destaque ao lado); e aos leigos e membros de vida consagrada - na igreja do Colégio, das 19h30 às 21h30 (ver pormenores na página 3).
Entre os vários oradores convidados para estas Jornadas, organizadas pelo Secretariado Diocesano de Pastoral, destaca-se D. Manuel Pelino Domingues, actual Bispo de Santarém (na foto abaixo).
No primeiro dia (21 de Janeiro), D. Manuel Pelino falará sobre a “Transformação Missionária da Igreja”; no segundo dia, sobre “Carismas ao serviço da comunhão evangelizadora”; e, por último, sobre os “Evangelizadores com Espírito”.
O programa prevê ainda reflexões sobre a pastoral e agentes da evangelização no mundo actual, em diversos contextos, relacionados com o compromisso e o diálogo social, a piedade popular, a arte e cultura, com o contributo de conferencistas da região.
A abertura e o encerramento destas Jornadas serão presididos por D. António Carrilho, Bispo do Funchal.
As inscrições para estas Jornadas estão abertas: na Cúria Diocesana e na Livraria Paulinas Multimédia (Rua Fernão Ornelas).
D. Manuel Pelino Domingues
D. Manuel Pelino Domingues, actual Bispo de Santarém, é um dos conferencistas convidados para as Jornadas de actualização da nossa Diocese deste ano; e fará três conferências, tanto para os sacerdotes, como para os leigos e religiosos (ver programa nesta página).
Ordenado Bispo em 1988, escolheu como lema: “O Espírito do Senhor está sobre mim. Porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor” (Lc 4, 18-19).
Está na Diocese de Santarém desde 1998; e, antes, foi Bispo Auxiliar do Porto.