Assim como efetuou para o Dia Mundial da Paz, com o lançamento de uma Mensagem, o Papa Francisco fez o mesmo para o Dia Mundial do Doente, celebração que se realizará no próximo dia 11 de Fevereiro de 2014.
Intitulada, "Fé e caridade: Nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos", o Pontífice salienta Maria como a "mãe de todos os sofrimentos" Para crescer em ternura, numa caridade respeitosa e sensível, temos um modelo cristão", referiu o Santo Padre.
Acrescentou ainda que Maria é a mãe de Jesus e a nossa Mãe, sempre atenta à voz de Deus e às necessidades e dificuldades dos seus filhos. Francisco dirigiu-se especialmente aos doentes e a todos os profissionais que prestam os seus serivços nos Hospitais, Clínicas, Lares de Idosos, Centro de Dia dizendo: " A Igreja vê-vos, queridos doentes, como a presença especial de Cristo sofredor”“Jesus é o caminho, e com o Seu Espírito, podemos segui-Lo, assim como o Pai deu o Filho por amor”, por isso os cristãos também “podem amar os outros como Deus os amou, dando a vida pelos seus irmãos”, dizendo ainda que "a dedicação e generosidade para com os outros se torna o estilo das nossas ações, estamos a abrir espaço para o Coração de Cristo”, algo que reconforta e contribui para “o advento do Reino de Deus”. “O teste da verdadeira fé em Cristo está no dom de espalhar o amor ao próximo, especialmente para com aqueles que sofrem, para com aqueles que são marginalizados"
Esta Mensagem pode ser lida na íntegra, em Italiano, na seguinte hiperligação: