Vicentinos no Funchal

29-12-2013 00:30

O Conselho Central do Funchal das Conferências de São Vicente de Paulo na nossa Diocese vai assinalar, amanhã, uma data importante: “os cem anos da sua fundação”.
Este aniversário será celebrado com a eucaristia na igreja de São Pedro, às 12h30, presidida pelo pároco desta comunidade, cónego Francisco Dias.
Foi nesta paróquia, aliás, que se fundou a primeira Conferência de São Vicente de Paulo na Madeira e a segunda em todo o país, a seguir a Lisboa.
Actualmente, existem quarenta Conferências Vicentinas nas paróquias da Madeira e Porto Santo, e uma Escola Francisco Franco, organizada por alunos e professores.
“A acção vicentina preocupa-se com a promoção do homem na sociedade através de um sentimento de afecto e respeito pela dignidade de cada pessoa, da oferta de amor, a que todos têm direito, da compreensão e receptividade a uma confidência ou a um desabafo, um conselho com uma palavra amiga”, revelam os seus responsáveis.
A primeira Conferência começou em Paris, no ano de 1833, por iniciativa do beato Frederico Ozanam (neste ano de 2013 celebraram-se os 180 anos da sua criação e os 200 anos do nascimento do fundador).
As Conferências Vicentinas chegaram a Portugal no ano de 1859; e ao Funchal, no ano de 1875, através da paróquia de São Pedro.

 

in Jornal da Madeira

Paróquia Sagrada Família© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode